Percepções de Jovens acerca do Conhecimento Escolar durante o Ensino Médio: Escola para quê, por quê e para quem?

Autores

  • Cristiane Mello de Miranda Silva UniSantos

Palavras-chave:

Paulo Freire, Juventudes, Ensino Médio, Função Social da Escola, Currículo

Resumo

Trata-se de um Resumo de Dissertação de Mestrado de SILVA, Cristiane Mello de Miranda (2022), Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos (SP, Brasil). A presente pesquisa teve por objetivo analisar as percepções de jovens que cursaram o Ensino Médio acerca de sentidos e de significados que essa etapa da Educação Básica tem para eles. Contextualiza-se que esses jovens cursaram o Ensino Médio no formato de "ensino remoto emergencial", como consequência da pandemia da COVID-19. Procurou-se compreender, com o crivo crítico do pensamento de Paulo Freire, como os jovens entendem o papel social da escola na sua formação e na construção de conhecimentos importantes para eles. Esta pesquisa foi desenvolvida em um momento de grandes tensões e alterações em políticas educacionais, tais como a Reforma do Ensino Médio e a implementação obrigatória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, que alteraram conteúdos e dinâmicas de ensino-aprendizagem dessa etapa da Educação Básica.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Silva, C. M. de M. (2022). Percepções de Jovens acerca do Conhecimento Escolar durante o Ensino Médio: Escola para quê, por quê e para quem?. Juventude.Br, 20(1). Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/274