Possibilidades e Impossibilidades na Educação

Um olhar sobre a Aporofobia e Discriminação no contexto Escolar

Autores

  • Rodrigo Fuziger Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Douglas Henrique Santos da Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Aporofobia, Discriminação, Desigualdades, Educação, Brasil

Resumo

O olhar sobre as desigualdades educacionais recaem, no Brasil, sobre multiplicidade de demandas, realidades e contextos. Dentre eles, destacam-se as desigualdades decorrentes da prática de discriminação aporofóbicas em virtude de condições socioeconômicas hipossuficientes atinentes aos jovens em contexto escolar público. Dentre outros inúmeros fatores, considera-se que a exclusão no ambiente escolar tende contribuir com a mitigação das possibilidades de manutenção dos estudos nessa fase de conclusão da instrução formal com reflexos em outras dimensões da vida adiante, sobremaneira nas oportunidades e possibilidades de acesso aos estudos subsequentes ou o desenvolvimento de habilidades e competências sociais, políticas, econômicas destinadas à ascensão social. Nesse sentido, lastreado na literatura e em dados governamentais, busca-se ao longo desse texto tecer alguns iniciais apontamentos que respondam a seguinte pergunta de pesquisa: a aporofobia tende a estabelecer relação com o fenômeno de marginalização e maior vulnerabilização desses jovens no contexto escolar?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fuziger, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutorando, Doutor, Mestre e Bacharel em Direito (Universidade de São Paulo); Doutor em Estado de Derecho y Gobernanza Global (Universidade de Salamanca/Espanha); Pesquisador do grupo internacional de investigação "Aporofobia y Derecho Penal" sediado na Universidade de Salamanca. Professor da graduação e do programa de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado.

Douglas Henrique Santos da Silva, Universidade de São Paulo

Graduando em Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo. Graduando em Direito pela Universidade São Judas Tadeu. Bolsista de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP (2020). Bolsista de pesquisa da Cátedra Olavo Setúbal de Artes, Cultura e Ciência (2019). Bolsista de cultura e extensão da Universidade de São Paulo (2017-2018).

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Fuziger, R., & Santos da Silva, D. H. (2022). Possibilidades e Impossibilidades na Educação: Um olhar sobre a Aporofobia e Discriminação no contexto Escolar. Juventude.Br, 20(1). Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/261