Possibilidades e Impossibilidades na Educação
Um olhar sobre a Aporofobia e Discriminação no contexto Escolar
Palavras-chave:
Aporofobia, Discriminação, Desigualdades, Educação, BrasilResumo
O olhar sobre as desigualdades educacionais recaem, no Brasil, sobre multiplicidade de demandas, realidades e contextos. Dentre eles, destacam-se as desigualdades decorrentes da prática de discriminação aporofóbicas em virtude de condições socioeconômicas hipossuficientes atinentes aos jovens em contexto escolar público. Dentre outros inúmeros fatores, considera-se que a exclusão no ambiente escolar tende contribuir com a mitigação das possibilidades de manutenção dos estudos nessa fase de conclusão da instrução formal com reflexos em outras dimensões da vida adiante, sobremaneira nas oportunidades e possibilidades de acesso aos estudos subsequentes ou o desenvolvimento de habilidades e competências sociais, políticas, econômicas destinadas à ascensão social. Nesse sentido, lastreado na literatura e em dados governamentais, busca-se ao longo desse texto tecer alguns iniciais apontamentos que respondam a seguinte pergunta de pesquisa: a aporofobia tende a estabelecer relação com o fenômeno de marginalização e maior vulnerabilização desses jovens no contexto escolar?