Metodologias Ativas como Instrumento da Cidadania

Um Estudo de Caso em Perspectiva Etnográfica do Parlamento Jovem de Praia Grande - SP

Autores

  • Isaac Santos dos Santos Unimes

Palavras-chave:

Educação, Política Pública, Câmara Municipal, Protagonismo, Juventudes

Resumo

O Brasil é um país com desigualdades profundas inclusive na educação, a escola tem sido pouco atrativa aos alunos (Lima & Gomes, 2017), sendo passivas, não se utilizam de dinâmicas pedagógicas motivadoras e transformadoras. As metodologias ativas de aprendizagem e experiência de imersão surgiram na década de 1980 como alternativa a uma tradição de aprendizagem passiva (Mota & Werner, 2018), Um caso interessante para se observar é a experiência do Parlamento Jovem Brasileiro - PJB, a qual leva estudantes do ensino médio para uma experiência de imersão em Brasília com duração de uma semana. Neste sentido, este artigo se propõe a observar quais são os aprendizados decorrentes do ambiente do Parlamento Jovem a partir do Estudo de Caso da Câmara Municipal de Praia Grande e relacionar com a literatura de Metodologias Ativas de Aprendizagem. Para isto, utiliza-se de questionários tanto para os alunos envolvidos, quanto para a equipe técnica e professores no acompanhamento dos alunos. Além de uma vivência in loco do Parlamento Jovem em Praia Grande, inspirando-se em referências da Etnografia. Propõe-se a seguinte pergunta de pesquisa: Seguindo potencialidades cidadãs e com base na Base Nacional Comum Curricular quais aprendizados, competências e habilidades podem ser potencializados a partir de uma experiência de metodologia ativa de um Parlamento Jovem Municipal?

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Santos, I. S. dos. (2022). Metodologias Ativas como Instrumento da Cidadania: Um Estudo de Caso em Perspectiva Etnográfica do Parlamento Jovem de Praia Grande - SP. Juventude.Br, 20(1). Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/259