A Pobreza Menstrual como fator impeditivo na promoção de uma Educação de qualidade no Brasil

Autores

  • Isabela Cavalcante Universidade Católica de Santos
  • Vitor Santos Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Pobreza Menstrual, Menstruação, Desigualdade de Gênero, Educação, Juventudes

Resumo

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual, por questões estruturais - ausência de banheiros seguros e em bom estado de conservação, saneamento básico e coleta de lixo- pela falta de acesso a medicamentos para administrar problemas menstruais, pela insuficiência ou incorreção nas informações sobre a saúde menstrual e autoconhecimento sobre o corpo e os ciclos menstruais. 

 

Desta forma, este artigo é motivado pelo contraste entre o impacto negativo gerado pela pobreza menstrual com reflexos para a educação das meninas, principalmente as mais vulneráveis, em comparação à escassez de dados que visam analisar o fenômeno e de trabalhos científicos que analisam este problema, suas interações e consequências. A hipótese levantada é de que a criação de políticas públicas concernentes à precarização menstrual pode impactar positivamente a vida de milhões de pessoas que menstruam e pode ainda servir como ferramenta de enfrentamento à desigualdade de gênero em diversos campos, inclusive na educação. 

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Cavalcante, I., & Santos, V. (2022). A Pobreza Menstrual como fator impeditivo na promoção de uma Educação de qualidade no Brasil. Juventude.Br, 20(1). Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/256