Esporte, olimpismo e juventude

em busca do protagonismo social

Autores

  • Marta Corrêa Gomes

Resumo

O conceito de protagonismo da juventude tem sido amplamente utilizado nos discursos institucionais, que refletem, e muitas vezes desencadeiam, estudos sobre impactos das políticas públicas para a inclusão social dos jovens. Obviamente, assim também se dá no âmbito esportivo. O fato é que a idéia de protagonizar não significa reduzir ações à ampliação de ofertas de projetos de participação e de massificação no atendimento a essa população, discurso frequentemente apoiado no artigo 217 da Constituição Brasileira de 1988, em que o esporte se evidencia como bem cultural que deve ser acessível a todos como direito de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Corrêa Gomes

Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (UGF), com formação em Ciências Sociais (UFRJ) e Educação Física (UGF). Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Gama Filho e coordenadora pedagógica do Centro de Educação Física e Esportes da FAETEC-CETEP Quintino no Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa em Estudos Olímpicos da UGF.

Downloads

Como Citar

Gomes, M. C. (2021). Esporte, olimpismo e juventude: em busca do protagonismo social. Juventude.Br, (8), 26–31. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/95

Edição

Seção

Artigos