“Cultura é a gente“

Juventude e Produção Cultural nas Periferias de São Paulo

Autores

  • Caroline Cotta de Mello Freitas FESPSP

Resumo

Este texto descritivo apresenta a pesquisa Juventude e Produção Cultural nas Periferias de São Paulo, realizada por meio da parceria entre a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP e o Centro de Estudos e Memória da Juventude – CEMJ, cuja pesquisa de dados sociodemográficos e de campo que foi realizada entre maio e novembro de 2024. É um texto de abertura, para melhor compreensão dos artigos a seguir, que tratam de alguns dos resultados da pesquisa. O objetivo da pesquisa era conhecer os modos de produção e fruição da cultura pela juventude nas periferias da Cidade de São Paulo, assim como qual é a oferta e como se dá a produção cultural em São Mateus, na Zona Leste 2, e no Distrito da Brasilândia, na Zona Norte 2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Cotta de Mello Freitas, FESPSP

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2000), mestre em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2004), doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP. Tem experiência como pesquisadora e professora na área de Antropologia, com pesquisas e atuação referente aos seguintes temas: Nação, Nacionalismo, Identidade, Etnicidade, Diversidade Cultural, América Latina, Bolívia, Memória, Imigração, Relações raciais, Raça, Racismo, Branquitude, Povos indígenas, Relações inter-étnicas, Transformações sócio-culturais, Decolonialidade, Currículo e ensino superior, Gênero, Meio ambiente.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Freitas, C. C. de M. (2025). “Cultura é a gente“: Juventude e Produção Cultural nas Periferias de São Paulo. Juventude.Br, 22(1). Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/289