O Desenvolvimento de políticas públicas das juventudes brasileiras

Autores

  • Raquel Baldo dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

conceito de juventude; políticas públicas; participação dos jovens; dilema; juventudes diversas; legislação.

Resumo

Os direitos sociais das juventudes brasileiras compreendem condições determinadas pela legislação aplicada às pessoas dentro dos grupos etários inseridos nos conceitos de crianças, adolescentes e jovens, que são reconhecidos como sujeitos de direitos e pessoas em desenvolvimento pela Constituição Federal de 1988. Esse reconhecimento marcou uma nova fase na busca pela efetivação de uma política pública que garantisse a proteção integral aos direitos das crianças e adolescentes, e que posteriormente se estendeu também aos jovens. A partir do Estatuto da Juventude, instituído em 2013, foi possível estabelecer o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Todavia, o discurso voltado para a participação das diversas juventudes não reflete a forte presença dos partidos políticos e do movimento estudantil na liderança de ações e debates políticos, apesar de esses grupos representarem uma minoria das diversas juventudes. Durante a Pandemia da COVID-19, além de aumentar a desigualdade social no Brasil, o cenário trouxe visibilidade, principalmente durante a quarentena, para o fato de que as políticas públicas desenhadas não foram suficientes, e os direitos sociais, principalmente das classes sociais menos privilegiadas, foram violados. Conclui-se que, apesar do reconhecimento na legislação voltada para a juventude brasileira e de outros avanços observados na participação dos jovens nas políticas públicas voltadas para eles próprios, permanece a necessidade de reduzir as desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Santos, R. B. dos. (2024). O Desenvolvimento de políticas públicas das juventudes brasileiras. Juventude.Br, 21(1), 5. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/273