A interação de estudantes com políticas públicas: o caso da auditoria cívica em escolas públicas do Estado de Goiás

Autores

  • Isabela Almeida
  • Mariana Barretos
  • Marjorie Lynn
  • Gabriela Madeira

Palavras-chave:

auditoria civica, juventude, escola pública, paticipação, políticas públicas

Resumo

Como alunas e alunos interagem com políticas públicas, particularmente políticas públicas em ambiente escolar? Nos últimos anos, a ideia da participação dos jovens alcançou um status quase obrigatório nos documentos de política da juventude. Uma leitura acrítica deixaria muitos com a expectativa de que essa abordagem resultará em maior participação democrática para os jovens. Essa impressão é compreensível, dada a maneira como a linguagem usada se baseia na retórica da participação democrática. Com base em um estudo de caso sobre um projeto de auditoria cívica realizado em escolas estaduais com a Controladoria Geral do Estado de Goiás, este artigo considera a natureza deste projeto e suas implicações para a participação dos jovens. Ao descrever aspectos institucionais deste projeto e analisar depoimentos de participantes, este artigo lança luz sobre a forma como esta agenda política está sendo implementada pelos jovens com mediação estatal. Os jovens já participam de políticas públicas. Há jovens se organizando em torno de questões políticas, adultos envolvendo-os nos processos de órgãos públicos e jovens e adultos colaborando em parcerias intergeracionais induzidas por instituições governamentais. Há evidências de que as iniciativas estão aumentando e continuarão no futuro.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Almeida, I. ., Barretos, M. ., Lynn, M., & Madeira, G. (2021). A interação de estudantes com políticas públicas: o caso da auditoria cívica em escolas públicas do Estado de Goiás. Juventude.Br, 19(1), 52–57. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/248