Intolerância Religiosa e Genocídio da Juventude Negra

Autores

  • Hamilton Richard Alexandrino Ferreira Dos Santos
  • Maria do Carmo Rebouças

Resumo

Este ensaio se propõe a provocar uma reflexão sobre a violência sistemática e institucionalizada a que está exposta a população negra no Brasil, a partir da análise de dois fatos recentes de violência policial e intolerância religiosa. Essa análise, bastante preliminar, joga luzes no racismo institucional que organiza e opera toda a violência contra o negro brasileiro. Ao final propomos algumas iniciativas para superação do racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamilton Richard Alexandrino Ferreira Dos Santos

Doutorando em Ciências Sociais no CEPPAC-UNB, mestre em comunicação pela Universidade Católica de Brasília, especialista em História e Cultura no Brasil pela Universidade Gama-Filho, e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo.

Maria do Carmo Rebouças

Advogada com graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Especialização em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia, Especialização em Estado, Governo e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, Cursos Complementares pela American University, USA. Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da UnB. Foi advogada da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em Washington, DC.

Downloads

Como Citar

Santos, H. R. A. F. D., & Rebouças, M. do C. (2021). Intolerância Religiosa e Genocídio da Juventude Negra. Juventude.Br, 69–72. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/224