O programa universidade para todos (PROUNI) no contexto das políticas públicas de educação, trabalho e juventude

Autores

  • Fabiana de Souza Costa

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Superior, Trabalho, Acesso, Juventude

Resumo

Este artigo visa compreender a articulação entre o tema da Educação Superior, Trabalho e Juventude no Brasil, tendo por referência o Programa Universidade para Todos (PROUNI). O Programa foi instituído em 2005, e se constitui como uma política pública educacional que possibilita o acesso de jovens de baixa renda à Educação Superior privada, e que até o ano de 2012 já beneficiou mais de 1 milhão de jovens em todo o país. Partimos da seguinte reflexão: O ProUni, enquanto uma Política Pública de Acesso à Educação Superior, possibilitou melhores condições de inserção no mercado de trabalho, assim como melhorias na condição socioeconômica dos seus egressos? Como hipótese inicial do estudo, partimos da premissa de que o acesso aos níveis educacionais, desde a educação fundamental até o nível superior, isoladamente, não são suficientes para garantir uma ascensão social, mas sem o acesso à educação, certamente torna-se mais difícil uma evolução desses jovens na escala social brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Souza Costa

Doutora em Educação pela PUC-SP; autora do Livro ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários; Presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude – CEMJ (Gestão 2008- 2010); Coordenadora Geral de Relações Estudantis do Ministério da Educação/Brasil (2013-2014); Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia desde 2014.

Downloads

Como Citar

Costa, F. de S. (2021). O programa universidade para todos (PROUNI) no contexto das políticas públicas de educação, trabalho e juventude. Juventude.Br, 30–39. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/218