Projeto de Lei 6.840/2013

reforma curricular ou retrocesso do Ensino Médio?

Autores

  • Dirce Djanira Pacheco e Zan
  • Danielle de Sousa Santos
  • Luciano Nascimento Corsino

Palavras-chave:

Ensino Médio, Currículo, Políticas Educacionais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir o processo de construção do Projeto de Lei nº 6.840/2013, apresentar a sua proposta e apontar as suas contradições e inconsistências. Ao analisar o plano de trabalho organizado pela Comissão Especial Destinada a Promover Estudos e Proposições para a Reforma do Ensino Médio – CEENSI e o projeto de reforma curricular, entendese que por meio de discursos contraditórios, o PL em questão desconsidera importantes contribuições das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e sua aprovação pode representar um retrocesso com sérias implicações para educação da juventude brasileira que frequenta o Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Dirce Djanira Pacheco e Zan

Docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (FE/Unicamp), coordenadora do grupo VIOLAR (Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.

Danielle de Sousa Santos

Doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas, Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e pesquisadora do Grupo de Estudos Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude – VIOLAR do programa de pósgraduação em Educação da Unicamp.

Luciano Nascimento Corsino

Professor de Educação Física na Prefeitura de São Paulo - SME/SP, mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e cursa doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

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Como Citar

Pacheco e Zan, D. D., Santos, D. de S., & Corsino, L. N. (2021). Projeto de Lei 6.840/2013: reforma curricular ou retrocesso do Ensino Médio?. Juventude.Br, 21–29. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/217