O 55º congresso da UNE
a análise do discurso e das imagens
Palavras-chave:
Educação, universidade, movimento estudantilResumo
O presente artigo analisa o debate na elaboração e defesa de políticas públicas na área do ensino superior presentes nas teses e nos documentos fotográficos do 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, realizado de 14 a 18 de junho de 2017 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para executar tal reflexão nos apoiamos nos estudos de Kossoy (2009) sobre a interpretação dos documentos fotográficos e na análise do discurso presentes nas teses do evento através dos estudos de Pêcheux (1998) e Foucault (1988). O Congresso da UNE é o maior evento realizado no Brasil entre os jovens universitários, reúne representantes de todos os estados da federação e de todas as universidades publicas e privadas do país, analisá-lo nos permite construir um retrato do pensamento da juventude universitária brasileira no princípio do século XXI, como veem as políticas implementadas ou pretendidas no setor público de ensino superior. Situamos o mesmo no campo da fenomenologia, em particular nas teorias de Merleau-Ponty (1996) tendo em vista já termos participado de congressos anteriores da entidade e redigindo o presente artigo observando presencialmente o 55º congresso da mesma.