Juventudes, violências na escola e direitos humanos

Autores

  • Antônio Mateus Soares

Palavras-chave:

violência, segurança pública, escola

Resumo

A situação agravante da violência e da criminalidade no Brasil fragiliza algumas escolas públicas de nosso país, em Salvador na Bahia a vulnerabilização ganham feições de impotência institucional frente a violência que invade a escola, que passam a ter no processo de intermediação do fenômeno a presença de outras instituições de controle. A violência escolar é um fenômeno que cresce mundialmente e pode ser atribuído a diversos fatores que dilaceram os códigos de convivência e subvertem a civilidade e a ordem do funcionamento do cotidiano escolar, que além de se responsabilizar pela educação formal do estudante passa a ter que gerenciar atos indisciplinares mais graves. Em Salvador, a evolução da violência escolar, conforme veremos através da análise de dados estatísticos revela as dificuldades das instituições de ensino de lidarem com a situação e estimula a mobilização de novos agentes externos a gestão escolar, a exemplo da Delegacia do Adolescente Infrator – DAI e da Ronda Escolar da Policia Militar, órgãos públicos ligados a Segurança Pública do Estado.

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Como Citar

Soares, A. M. (2021). Juventudes, violências na escola e direitos humanos. Juventude.Br, (18), 14–20. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/202

Edição

Seção

Artigos