"Colônia Alemã " do Rio de Janeiro pelas lentes do clube Germânia

a exaltação do masculino através do futebol

Autores

  • Gabriel Tirre Moreira

Palavras-chave:

Futebol, masculinidades, Modelos em (re)construção

Resumo

Trata-se de um conceito plural que deve reconhecer como as práticas se desenvolvem na ação social, podendo diferenciar-se de acordo com as relações de gênero e o contexto em que os indivíduos estão inseridos. Os alunos/atletas da E.M. Marechal Pedro Cavalcanti se expressam de distintas maneiras, entretanto, elementos como a força, garra, suor, a necessidade dar a vida ou o sangue para o time exaltam um modelo de masculinidade que, neste cenário, apresenta-se como hegemônico. A escola e o futebol, para esses alunos/atletas entre 11 e 16 anos de idade, contribui para a construção e reconstrução desses modelos do que é ser masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Tirre Moreira

Professor de História da Secretaria Municipal de Educação – RJ; Graduado em História pela Universidade Estácio de Sá e Pós-Graduado em História do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrando no Programa de Pós-Gradução em Ciências Sociais – PPCIS/UERJ.

Downloads

Como Citar

Moreira, G. T. (2021). "Colônia Alemã " do Rio de Janeiro pelas lentes do clube Germânia : a exaltação do masculino através do futebol. Juventude.Br, (17), 59–64. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/195

Edição

Seção

Artigos