Educação sexual
as motivações a partir do gênero dos jovens
Palavras-chave:
Sexualidade, gênero, educação sexual e adolescênciaResumo
O comportamento sexual é um dos mais complexos aspectos da condição humana, se associado as questões que perpassam pela adolescência, agrega uma infinidade de dilemas, especialmente em um momento sócio histórico especialmente ambivalente. Tomando por base essa premissa, este trabalho observou as respostas comportamentais de 24 adolescentes de 14 a 17 anos durante uma ação educativa - Roda de Conversa - Educação para a saúde: Tabuleiro do Amor. O grupo foi dividido em dois subgrupos, cada um tendo 12 jovens. A divisão dos subgrupos ocorreu espontaneamente, gerando dois pequenos grupos, um com maioria masculina e outro feminina (em média 8 para 3). A ação propôs realizar uma discussão sobre sexualidade, gênero, gravidez, Dsts com um subgrupo, enquanto o outro participava de um jogo sobre os mesmos temas, trocando os grupos após 90 minutos. O primeiro subgrupo, maioria de meninos, apresentou desmotivação as atividades propostas em ambas as perspectivas e o segundo subgrupo mostrou-se bastante motivado em ambas as ações. As observações do aspecto motivacional diferenciado entre os grupos abriram prerrogativas de respostas diferentes à educação sexual a partir do gênero. Hipóteses foram suscitadas; o sexo dos facilitadores, maioria feminina, maior maturação das meninas e respostas tradicionais masculinas, machistas, em que os homens são possuidores de conhecimento sobre sexo, sendo um vulnerabilizador da sua masculinidade a expressão de alguma fragilidade. Esses dados apontam a necessidade de mais investimento em processos de educação sexual para essa parcela da sociedade. necessidade de mais investimento em processos de educação sexual para essa parcela da sociedade.