As "ajudas" prestadas a família no meio rural

significados do trabalho e da educação escolar para moças e rapazes

Autores

  • Catarina Malheiros da Silva

Palavras-chave:

Educação escolar, trabalho na roça, socialização, gênero

Resumo

Considerando as especificidades que marcam os distintos contextos educativos existentes no meio rural, a relação entre os/as jovens e a escola pode ser compreendida a partir de uma perspectiva que ultrapasse a sua condição de estudante, já que participam de outras atividades para ajudar a família. O presente artigo se propõe a compreender os significados do trabalho na roça para os/as jovens estudantes. Realizou-se uma pesquisa etnográfica na qual a observação participante e os grupos de discussão constituíram-se os principais instrumentos de coleta de dados. Foram realizados 10 grupos de discussão com jovens do sexo masculino e feminino, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. A análise dos grupos foi feita com base no método documentário de interpretação desenvolvido por Karl Mannheim. Os resultados da pesquisa desenvolvida apontam que o processo de socialização dos/das jovens acontece a partir da definição dos lugares de rapazes e moças nos espaços da casa e do roçado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Malheiros da Silva

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília/UnB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GERAJU: Gerações e Juventude.

Downloads

Como Citar

da Silva, C. M. (2021). As "ajudas" prestadas a família no meio rural : significados do trabalho e da educação escolar para moças e rapazes. Juventude.Br, (17), 41–47. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/192

Edição

Seção

Artigos