A inquisição do gênero e das sexualidades nas políticas públicas de educação

Autores

  • Karine Nascimento Silva

Palavras-chave:

Gênero, sexualidades, Políticas Públicas de Educação

Resumo

Neste texto apresentamos um percurso histórico no que diz respeito às questões de gênero e as sexualidades nos documentos que tratam das políticas educacionais no Brasil, tendo o recorte na década de 30 até os dias atuais. A intenção é indicar uma trajetória que comporta avanços, considerando posturas defendidas pelos movimentos de mulheres, Escola Nova e a atual conjuntura de retrocessos em curso. O presente estudo foi realizado em pesquisa documental, em especial nos planos de educação e com professores/as do Ensino Fundamental, sendo constatado através das narrativas coletadas o desconhecimento docente sobre a trajetória das questões de gênero e sexualidade no campo educacional, bem como a ausência dos movimentos de defesa da educação laica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Nascimento Silva

Doutoranda no Programa Difusão do Conhecimento – UFBA; mestra em Família na Sociedade Contemporânea  UCSAL; pós-graduada em Gestão e Supervisão Escolar – FIEF; graduada em Pedagogia – UESB. Exerce a docência na Plataforma Freire no Curso de Pedagogia UESB/PARFOR.

Downloads

Como Citar

Silva, K. N. (2021). A inquisição do gênero e das sexualidades nas políticas públicas de educação. Juventude.Br, (17), 32–40. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/191

Edição

Seção

Artigos