As potencialidades político-pedagógicas na ocupação estudantil no instituto de educação Rangel Pestana

Autores

  • Karine Rezende Barata
  • Leandro Machado dos Santos

Palavras-chave:

ocupação estudantil, formação política, movimentos sociais

Resumo

Os anos de 2015 e 2016, foram marcados pelo movimento de ocupações estudantis pelo Brasil, tanto secundaristas quanto universitárias, que linhas gerais lutavam em defesa da educação pública e contra todos os retrocessos e retiradas de direitos que assolam a população brasileira nos últimos anos. Dessa forma, observou-se que a dinâmica e a construção desse movimento, pudesse de alguma maneira apresentar potencialidades pedagógicas e contribuir com a formação política de seus participantes, tendo a apresentação e reflexão desses elementos como objetivos centrais da pesquisa. Através de questionários semiestruturados, os estudantes do Instituto de Educação Rangel Pestana, apresentaram suas percepções de como perceberam-se sujeitos de seu processo de formação política e na construção coletiva dos espaços escolares durante e após o movimento de ocupação.

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Biografia do Autor

Karine Rezende Barata

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Política, vinculado ao CNPq.

Leandro Machado dos Santos

Professor do DES/UFRRJ e orientador no Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Política, vinculado ao CNPq.

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Como Citar

Barata, K. R., & dos Santos, L. M. (2021). As potencialidades político-pedagógicas na ocupação estudantil no instituto de educação Rangel Pestana. Juventude.Br, (16), 21–24. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/179

Edição

Seção

Artigos