Os projetos profissionais de jovens agricultores familiar

estudo do município de Valença- BA

Autores

  • João Paulo Aguiar de Sousa
  • Nilson Weisheimer

Palavras-chave:

jovens agricultores familiares, projetos profissionais, gênero, processo de trabalho familiar agrícola

Resumo

O artigo busca analisar a construção dos projetos profissionais de jovens agricultores familiares no município de Valença-BA considerando a sua condição material e socialização comparando os resultados segundo a condição de gênero dos entrevistados. Com base em analise quantitativa e representativa foram realizadas 138 entrevistas obedecendo às cotas por sexo e faixa etária. Como resultados constamos diferenciações sociais de gênero na socialização dos jovens no processo de trabalho familiar agrícola e no acesso a recursos materiais o que se reflete na decisão sobre os projetos profissionais. Predomina entre os jovens a recusa em reproduzir o processo de trabalho evidenciando a crise de sucessão geracional na agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Aguiar de Sousa

Mestre em Ciências Sociais pela UFRB. Professor da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG). Pesquisado do Nucleo de Estudos em Agriculture Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB).

Nilson Weisheimer

Doutor em Sociologia pela UFRGS Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS/ UFRB). Líder dos Grupos de Pesquisas Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB). 

Downloads

Como Citar

de Sousa, J. P. A., & Weisheimer, N. (2021). Os projetos profissionais de jovens agricultores familiar: estudo do município de Valença- BA. Juventude.Br, (15), 40–49. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/171

Edição

Seção

Artigos