Um projeto de educação para um projeto de desenvolvimento nacional

o papel dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia

Autores

  • Lucas Coradini
  • Alexandre Martins Vidor

Palavras-chave:

Educação profissional, desenvolvimento regional, políticas públicas

Resumo

As principais economias mundiais, em algum momento de sua história, dedicaram investimentos à educação, ciência e tecnologia, como forma de aumentar o nível de escolaridade da população, a qualificação de seus trabalhadores e a competitividade no mercado internacional. No Brasil, percebem-se longos períodos de ausência de um projeto educacional vinculado a um projeto de desenvolvimento, e descontinuidades entre as políticas de estado voltadas à educação. Este cenário começa a mudar a partir da recente criação da rede de ensino profissional, técnica e tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que, a partir da sua capilaridade, interiorização e proposta pedagógica inovadora, desponta como alternativa para a superação das desigualdades regionais, qualificação dos trabalhadores, exercendo papel de agente de desenvolvimento dos territórios através do ensino, pesquisa e extensão direcionados aos arranjos sociais, culturais e produtivos locais. O artigo resgata o histórico da educação profissional no país, o contexto de criação dos Institutos Federais, e o potencial que a rede apresenta para um projeto de desenvolvimento nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Coradini

Mestre em Sociologia, Doutor em Ciência Política, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Alexandre Martins Vidor

Mestre em Economia, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

Coradini, L., & Vidor, A. M. (2021). Um projeto de educação para um projeto de desenvolvimento nacional: o papel dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Juventude.Br, (15), 15–22. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/168

Edição

Seção

Artigos