Um projeto de educação para um projeto de desenvolvimento nacional
o papel dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Palavras-chave:
Educação profissional, desenvolvimento regional, políticas públicasResumo
As principais economias mundiais, em algum momento de sua história, dedicaram investimentos à educação, ciência e tecnologia, como forma de aumentar o nível de escolaridade da população, a qualificação de seus trabalhadores e a competitividade no mercado internacional. No Brasil, percebem-se longos períodos de ausência de um projeto educacional vinculado a um projeto de desenvolvimento, e descontinuidades entre as políticas de estado voltadas à educação. Este cenário começa a mudar a partir da recente criação da rede de ensino profissional, técnica e tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que, a partir da sua capilaridade, interiorização e proposta pedagógica inovadora, desponta como alternativa para a superação das desigualdades regionais, qualificação dos trabalhadores, exercendo papel de agente de desenvolvimento dos territórios através do ensino, pesquisa e extensão direcionados aos arranjos sociais, culturais e produtivos locais. O artigo resgata o histórico da educação profissional no país, o contexto de criação dos Institutos Federais, e o potencial que a rede apresenta para um projeto de desenvolvimento nacional.