O pensamento complexo e o desafio da interdisciplinaridade

O caso das maiorias minorizadas

Autores

  • Richard Santos

Palavras-chave:

Maiorias minorizadas, Interdisciplinaridade, educação, Emancipação

Resumo

Como pensar a academia desde uma série de novos discentes, oriundos de grupos minorizados, produtores de conhecimentos tradicionais e com grande construto intelectual baseado numa ecologia de saberes, que com o estabelecimento de políticas de democratização do acesso ao conhecimento, cerram fileiras nos cursos universitários de graduação e pós-graduação? Desde seu aporte teórico metodológico tradicional, estaria a academia preparada para este novo perfil que ora adentra seus espaços buscando sua emancipação pela educação? Como este pensamento complexo (Morin), esta ecologia de saberes (Sousa Santos), pode ser absorvido e ressignificado academicamente? É sobre estas percepções conflitivas que este opúsculo se propõe a tratar, e contribuir no debate para uma academia mais inclu- siva e diversificada. Menos eurocêntrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Santos

Doutorando em Ciências Sociais no CEPPAC-UNB, é mestre em comunicação pela Universidade Católica de Brasília, especialista em História e Cultura no Brasil pela Universidade Gama-Filho, e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo. Membro do Observatório Latino-americano da Indústria de Conteúdos Digitais na Universidade Católica de Brasília, diretor da Nação Hip Hop Brasil, e presidente da Associação de Pós-graduandos da UNB, APG-UNB.

Downloads

Como Citar

Santos, R. (2021). O pensamento complexo e o desafio da interdisciplinaridade: O caso das maiorias minorizadas. Juventude.Br, (14), 15–19. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/147

Edição

Seção

Artigos