A Juventude brasileira e a educação

Autores

  • Marcos Roberto Mesquita
  • Gessé Marques Junior
  • Anderson Azevedo Simões

Resumo

É necessário analisar a relação entre educação e juventude, por isso este artigo busca entender quais são as condições encontradas pelos jovens no seu processo de escolarização, e como essas condições refletem na formação profissional dos jovens e nas suas possibilidades no mercado de trabalho e no acesso a direitos. Ao se discutir a relação entre educação e juventude, não se pode esquecer que a educação é um direito e uma exigência para que os jovens possam compreender as mudanças enfrentadas pela sociedade em que vivem, e para que tenham a formação necessária para conseguir um emprego e exercerem uma profissão. Contudo, uma parte da juventude brasileira ainda não consegue chegar ao Ensino Médio e ao Ensino Superior, ao mesmo tempo em que as condições de acesso à educação variam conforme a renda e a classe social em que se localizam parte os jovens. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Mesquita

Pesquisador da Anhanguera Educacional, Grupo de pesquisa “Trabalho e Juventude no Brasil dos anos 2000”, financiado pela Funadesp.

Gessé Marques Junior

Pesquisador da Anhanguera Educacional, Grupo de pesquisa “Trabalho e Juventude no Brasil dos anos 2000”, financiado pela Funadesp.

Anderson Azevedo Simões

Graduando em Administração de Empresas, Anhanguera Educacional, FAC 1 Campinas, realiza iniciação científica no grupo “Trabalho e Juventude no Brasil dos anos 2000”, financiado pela Funadesp.

Downloads

Como Citar

Mesquita, M. R., Junior, G. M., & Simões, A. A. (2021). A Juventude brasileira e a educação. Juventude.Br, (12), 38–46. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/141

Edição

Seção

Artigos