Ensino Médio Técnico e Desigualdades de Oportunidades entre os Jovens Brasileiros

Autores

  • Betina Fresneda

Resumo

Durante a última década, proliferaram estudos sobre o impacto das diferenças entre os sistemas educacionais sobre os processos de estratificação nas sociedades industrializadas. Pesquisas abrangentes sobre o tema mostraram que variações institucionais nos sistemas educacionais levam a distintas trajetórias educacionais e ocupacionais. Nesse sentido, o grau de diferenciação do sistema educacional foi apontado como importante fator de imobilidade social por diversos autores (Goldthorpe e Erikson, 1992; Shavit e Muller, 1998; Muller e Gangl, 2003; Muller e Pollak, 2005; Breen e Jonsson, 2007). Segundo esses estudos, os países cujo sistema educacional é tido como altamente diferenciado, ou seja, dividido entre o ensino vocacional e o generalista, tendem a perpetuar de forma mais acentuada a estrutura de classe em comparação com os países que não apresentam essa divisão no sistema educacional (Buchmann e Park, 2009). Além disso, existem fortes indícios de que a desigualdade de desempenho escolar é maior nos países que realizam “traking” entre o ensino fundamental e o médio, reforçando as diferenças provenientes da origem socioeconômica dos alunos (Hanushek e Wösmann, 2005). [...]

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Biografia do Autor

Betina Fresneda

Doutoranda em Sociologia pelo IESP/UERJ- Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Como Citar

Fresneda, B. (2021). Ensino Médio Técnico e Desigualdades de Oportunidades entre os Jovens Brasileiros. Juventude.Br, (11), 45–55. Recuperado de https://juventudebr.emnuvens.com.br/juventudebr/article/view/133

Edição

Seção

Artigos